sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DESEJO PUERIL - ( ENTRE SEXTA E SÁBADO-2010/08/20 ) Do livro: (a editar) "VERBOS NA PRIMEIRA PESSOA"


DESEJO PUERIL

Se vejo o mar, em plena calmaria,
Tendo em si ancorado, algum barquinho,
Imagino, o prazer que eu fruiria,
Aqundo bem petiz, no meu bercinho!

E p’ra bem melhor, poder avaliar
Belo retalho assim, do meu passado,
Seria se acabasse por entrar,
Nesse barquinho, então bem ancorado.

Que o mar nessa  maré de calmaria
Cantar-me-ia, em tom doce e bem baixinho
E creio que também embalar-me-ia,
Como pai ternurento e de mansinho!

E talvez mesmo até seu embalar,
Me fizesse dormir com bom sorrir;
Mas será que ele ir-me-ia despertar
bem antes da maré querer subir?

Ou será que dar-me-ia um acordar,
Ante uma sua amiga assaz devota,
Com o seu próprio canto ou seu chorar,
De empenhada e frenética gaivota?

Por isso, só a  dúvida é o meu ai,
Vetando-me de ao mar,  poder dizer:
- Que jeitinho que tens, meu "doce pai"
P’ra me embalar e eu adormecer!

Póvoa do Varzim - 1989

Sem comentários:

Enviar um comentário