sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UNS AMORES DE DESPERTADORES - ENTRE SEXTA E SÁBADO-2010/10/22 - Do livro: (a editar) "DA RÚSTICA MUSA,QUE PASSA"



UNS AMORES DE DESPERTADORES

Em férias
I

Todas as manhãs, tenho como bem certinho,
Um agradável gosto - quando rompe a aurora,
Que é escutar das folhas, o froufrou mansinho.

O repicar dos sinos, mais me revigora,
Causa-me um Angelino e doce despertar,
E o culto da fé, me agradece, ou  implora!

Mas antes de meus pés em  tapete lançar
Eis que muito me encanta, algo já costumeiro:
É uma desgarrada em jeito popular;

E feita pelas aves, cá de um galinheiro,
Que  - em  eco de abortar qualquer boa soneca -
Dão "asas" a tal gosto - assim em cativeiro. -
II

: - Vós sois oh criaturas, levadas da breca!
Desses vossos pulmões, quase que sinto inveja,
Nesse cantar assim, poreis goela seca.

: - Despeja oh garnisé tua raiva, despeja!
Assim forte peru - que muito estou gostando
Impõe direitos franga  e alto cacareja!

: - Continua assim galo, à tua grei mostrando
Que não deitas por terra, essa tua coroa
E o desrespeito espantas, sempre assim cantando

III

No começo do dia, assim uma pessoa
(Incentivada ser por tais despertadores)
Não esmorece não, antes levanta a “proa”;
Quem é que à natureza, contesta os valores?

1992

Sem comentários:

Enviar um comentário