sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

INFÂNCIA, JUVENTUDE E VELHICE - ( ENTRE SEXTA E SÁBADO - 2010/12/17) Do livro: (já editado) " ESTRO DE MULHER"


INFÂNCIA, JUVENTUDE E VELHICE


Na vida, três fases irás passar!
Como num sopro: – minha avó me disse –
Da infância à juventude, é num “ar”,
E “noutro”, da juventude à velhice!...

– Nessa altura, eu (novinha e desatenta)
Duvidei, do que me dissera então;
Mas quando num “ar”, vi minha juventa,
Conclui, que ela tinha bem razão!...–

– E hoje, não sou menina que se dote,
Dos seus belos caracóis, que saudade!...
Nem bibe e o caprichoso laçarote,
Nem de ter brincadeiras dessa idade!...

Meu correr, já não tem tanta folia,
Bonecas? Foram há muito arrumadas;
E as histórias, que nesse tempo lia,
Vejo-as num baú amareladas…

Também minha avó me disse – sorrindo –
Que na infância, juventa ansiamos,
E logo que, em nós, comece florindo,
Vemos que o tempo voou e acordamos…

E que por o tempo assim ir “voando”
Seus efeitos, se irão repercutindo;
Onde em casamento iremos pensando,
Com a maturidade, nos sorrindo…

Que os filhos, que, porventura teremos,
Bem depressa frequentarão a escola;
Onde nós (no até logo) lembraremos,
Os nossos belos tempos da sacola!...

E que a infância dos filhos também,
Num “ar”, a juventude passará;
E que p’ra nós pais, a caminho vem,
A velhice – que nos arrasará…

Mas que, quando, por fim mais tarde um neto,
Nosso cansado coração “prender”…
Que, com isso, encontraremos decerto,
Lenitivo de nosso envelhecer!...

E algo ainda mais, minha avó me disse:
Que a fase, que mais saudosa a deixou,
Foi a da juventude – na velhice,
Mas que nunca mais até si chegou!

1965

Sem comentários:

Enviar um comentário